quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

UCA na Mostra de Inovações Pedagógicas

No final de novembro, os alunos da escola de referência Natalícia Figueroa (Surubim) participaram da Mostra de Inovações Pedagógicas das Escolas de Referência de Pernambuco. Os professores da UFPE que participam da formação foram conferir o resultado e ficamos todas muito impressionadas com a forma como os alunos se apropriaram dos "uquinhas". Os alunos desenvolveram um projeto maravilhoso sobre sexualidade e usaram vários instrumentos de pesquisa interessantes. Os resultados das entrevistas, por exemplo, foram apresentados em gráficos e o olhar inusitado sobre as obras clássicas ficou muito interessante. Os alunos utilizaram os laptops para realizar uma enquete sobre sexualidade com os participantes. Eles arrasaram colocando o laptop pendurado na entrada do estande com a câmera ligada para visualizar os participantes. Perguntei aos alunos se eles tiveram dificuldade em usar o laptop e a resposta foi afirmativa, por causa dos softwares livres. Eu quis saber quanto tempo eles levaram para se apropriar da máquina e a resposta foi: dois dias! É, o conceito de dificuldade entre os alunos é bem diferente dos professores. Nem preciso dizer que o estande ficou lotado com vários adolescentes de outras escolas querendo responder a enquete e testar os seus conhecimentos sobre sexualidade. O projeto foi desenvolvido ao longo do ano depois de alguns casos de gravidez na adolescência acontecerem na escola. Os alunos trabalharam bastante utilizando diversas mídias e o laptop foi utilizado como uma ferramenta para apoiar a conclusão do trabalho. A tecnologia foi utilizada como meio e não como fim, indicando um excelente nível de apropriação tecnológica. Bom, as fotos já fornecem uma boa pista do que foi o trabalho dos alunos. Parabéns aos professores e alunos de Surubim!

Um comentário:

  1. Olá Educadores, ótima postagem! Parabéns pelas informações.
    Permita-nos deixar o link abaixo. Obrigado

    Fica a dica a todos que visitam este blog:

    DIVULGUE SEU BLOG em “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência!
    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o país. Amplie seu público!

    Se possível ajude-nos a divulgar Projeto Educadores Multiplicadores entre os blogs seguidores deste espaço. Obrigado mais uma vez.

    Faça uma visitinha especial e saiba como funciona:

    http://www.marquecomx.com.br/
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    ResponderExcluir